Informações Úteis
TRANSPORTE: O transporte das telhas de aço é simples. Mas existe algumas recomendações, úteis, tanto para o cliente final, quanto para a construtora, é sempre recomendado o uso de caminhões abertos (nunca fechados), pois os fabricantes de telhas de aço trabalham com pontes-rolantes para a montagem da carga. A logística de transporte deverá ser definida antecipadamente, para que não se programe o recebimento em locais de difícil acesso, visto que a manobra de caminhões e carreta são muito restritas.
RECEBIMENTO: Conferir e Verificar as quantidades de telhas, Utilizar o mesmo número de pessoas em cima e embaixo no caminhão para a descarga das telhas; Não estoque as telhas molhadas, é preciso enxugar primeiro, ao erguer-se uma telha, deve-se atentar para não forçar, evitando deformações do seu formato original e quando a descarga for feita manual, sempre usar luvas de proteção.
ARMAZENAGEM: Mesmo que as telhas de aço sejam projetadas para resistirem às variações climáticas, alguns cuidados especiais devem ser adotados durante seu armazenamento, isto é, antes de serem instaladas. O local de estocagem, deverá ser coberto, seco e ventilado, para se evitar o fenômeno da corrosão galvânica resultante da umidade.
O tempo de armazenamento deve ser o menos possível, inferior a 45 dias, e durante o período deve-se inspecionar frequentemente o produto, após a entrega, a montagem foi iniciada imediatamente, empilhe as telhas junto ao local da aplicação sobre uma superfície plana. As telhas devem estar afastadas do piso no mínimo 15 cm e apoiadas sobre caibros posicionados de forma que o peso de cada pilha aja uniformemente sobre eles. Será necessário dispor de caibros de forma que a pilha fique levemente inclinada em relação à horizontal, para o escoamento de eventual acúmulo de umidade.
MONTAGEM: Na hora da montagem, verifique a direção do vento, monte as telhas no sentido contrário ao do vento e iniciando pelo beiral da cumeeira, se a obra tiver duas águas opostas, a cobertura deverá ser feita, simultaneamente, em ambos os lados, porque assim haverá coincidência dos trapézios na cumeeira e é recomendado a fixação de 3 a 4 parafusos por telha, em cada uma das terças de apoio.
O QUE SÃO TELHAS GALVALUME?
As telhas galvalume são caracterizadas por um revestimento composto por 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Por sua composição, esse tipo de telha tem uma duração até quatro vezes maior que a telha galvanizada. Devido a isso, elas são indicadas para regiões em que as condições ambientais apresentam maiores risco de corrosão. Por exemplo, locais que apresentam altos índices de umidade e temperatura.